Engenharia de Motores

Olá a todos,

A Classic Racing Parts possui vasta experiencia em motores de combustão interna, sendo eles movidos a gasolina ou etanol, o nosso foco é principalmente para uso de RUA. Com essa visão contamos com o setor de engenharia de motores, ou seja, o cliente entra em contato até nós e nós desenvolvemos o motor conforme sua necessidade ou desejo.

Dois motores GM 250 pol³ sendo terminados em nosso laboratório. 

Motor Boxer Cursado e Aspirado, usando dupla Weber 40.

Mas qual a razão de utilizar serviços de engenharia de motores?

Todos nós sabemos que todos os carros saem de fábrica com limitações de componentes tanto na questão de eficiência como na questão financeira. Assim todo motor pode ser melhorado. Aqui cai por terra o dizer ” Se saiu de fábrica assim é o melhor jeito de manter o motor ” .

Sem encher linguiça, vamos ao que interessa. Se eu tenho interesse em preparar ou otimizar melhor meu motor preciso fazer o que?

Tratando de motores clássicos, a Classic Racing Parts elencou em ordem o que mais limita um motor dessa época que segue abaixo:

1° Cabeçotes totalmente mal dimensionados, com muitas encrustações e detalhes de usinagem que atrapalham muito o fluxo de gases de admissão e escape, onde envolve desde dutos até a sede de válvulas. 

2° Carburadores pequenos, sempre visando economia de combustível, ” matando ” assim o folego do motor por aspiração. Aquele ditado ” Esse motor têm boca de passarinho, mas estomago de onça “.

2° Escapamentos totalmente restritivos, com muitas curvas matando totalmente o fluxo de saída dos gases.

3° Comando de válvulas extremamente de graduação baixa e pouco levante, isso resulta em pouco fluxo de mistura de combustível aspirada.

4° Sistemas de ignição totalmente fracos.

Esses são os primeiros passos a serem tomados no quesito melhorias em um motor clássico.

Porém todos esses passos têm custo, nada se consegue fácil no Brasil hoje sem gastar um dinheiro bacana. Assim antes de efetuar qualquer trabalho, na fase prática nós da Classic Racing Part´s contamos com a seção de engenharia de motores, onde nós simulamos motores com detalhes mínimos e vemos se há rendimento ou não, se se enquadra em que o cliente realmente necessita.

SIMULAÇÃO DE MOTORES

Vejamos um motor de Opala original modelo á Álcool, segue abaixo uma foto de sua configuração inicial:

FICHA TÉCNICA MOTOR GM 250 ÁLCOOL ORIGINAL

VERDE VEMOS POTÊNCIA EM HP E AZUL TORQUE EM FT-LBS

 Assim podemos fazer atualização desse motor de diversas formas, vamos começar pelas mais simples e de baixo custo e analisando a evolução de cada passo.

1° Atualização e mais simples, vamos trocar o escape original e restritivo por um coletor dimensionado de qualidade, de diâmetro de 42 mm.

Que segue abaixo o resultado.

PERCEBEMOS QUE COM ESSA ATUALIZAÇÃO, O MOTOR ATINGE 140HP E 232 FT-LBS DE TORQUE.

Obs: 1kgf-m é igual a 7,23 ft-lbs

2° Atualização é dada por uma alimentação melhor, aqui vamos empregar o carburador Weber 40, ótimo custo e benefício.

PERCEBEMOS QUE COM WEBER 40 E 6X2, O MOTOR ATINGE 148 HP E 235 FT-LBS DE TORQUE .

Obs: 1kgf-m é igual a 7,23 ft-lbs

3° Passo, de custo benefício é mudar o comando de válvulas, aqui vamos empregar o comando 260SS que recomendamos muito para rua ( Potência vs Conforto ).

PERCEBEMOS QUE COM ESSA ATUALIZAÇÃO ( WEBER 40 + 6X2 + COMANDO 260SS) , O MOTOR ATINGE 189 HP E 239 FT-LBS DE TORQUE.

Obs: 1kgf-m é igual a 7,23 ft-lbs

4° Passo, em nossa recomendação para rua é fazer o cabeçote, aqui recomendamos sempre o estágio 3, melhor custo beneficio entre CFM atingido e investimento. 

PERCEBEMOS QUE COM ESSA ATUALIZAÇÃO ( WEBER 40 + 6X2 + COMANDO 260SS + CABEÇOTE ESTÁGIO 3) , O MOTOR ATINGE 241 HP E 249 FT-LBS DE TORQUE.

Obs: 1kgf-m é igual a 7,23 ft-lbs

Aqui pode se perceber nitidamente o salto em potência e torque que o motor ganha ao fazer o cabeçote, ele salta de 81 cfm originais para em média 130 cfm. Com isso muda totalmente potência e torque atingidos, além do formato da curva. 

Assim como toda essa evolução, podemos garantir que se usar kit´s de ignição tipo MSD melhora muito o funcionamento.

EM EDIÇÃO, PODE SER ATUALIZADO A QUALQUER MOMENTO.

Contato pelo e-mail : classicracingparts@gmail.com ou celular do mesmo 044 9 9182-9220.